A cirurgia robótica está na vanguarda da cirurgia minimamente invasiva, este sistema tem várias vantagens sobre a cirurgia laparoscópica convencional, incluindo visualização e ampliação 3D, destreza mais suave, permitindo o controle de vários instrumentos simultaneamente, e maior precisão.
Esses avanços tecnológicos levam a benefícios clínicos da robótica sobre a cirurgia laparoscópica convencional, como menos perda de sangue, menor tempo de internação hospitalar, menos dor e recuperação mais rápidos e menos complicações operatórias.
A cirurgia assistida por robô é uma tecnologia de ponta. Por ser minimamente invasiva, a precisão da tecnologia robótica é ideal para cirurgias urológicas delicadas e complexas. Isso inclui prostatectomias, nas quais o local-alvo é fortemente confinado e rodeado por nervos que afetam o controle urinário e a função erétil. Os cirurgiões que usam um sistema robótico têm uma ferramenta precisa para evitar danos aos nervos circundantes e ajudar a melhorar os tempos de recuperação e o retorno às atividades normais.