O câncer renal é o câncer que se origina nos rins, estes sendo dois órgãos em forma de feijão, cada um do tamanho do seu punho. Eles estão localizados atrás de seus órgãos abdominais, com um rim de cada lado da coluna. Nos adultos, o tipo mais comum de câncer renal é o carcinoma de células renais. Outros tipos menos comuns de câncer renal podem ocorrer. As crianças pequenas são mais propensas a desenvolver um tipo de câncer renal chamado tumor de Wilms. A incidência de câncer renal parece estar aumentando. Uma razão para isso pode ser o fato de que técnicas de imagem, como a tomografia computadorizada (TC), estão sendo usadas com maior frequência. Esses testes podem levar à descoberta acidental de mais cânceres renais.
O câncer renal raramente causa sinais ou sintomas em seus estágios iniciais, os sinais e sintomas do câncer renal podem incluir:
Caso apareça sinais e sintomas persistentes de uma infecção do trato urinário, será feito a remoção de uma amostra de tecido renal (biópsia). Em casos raros, o seu médico pode recomendar um procedimento para remover uma pequena amostra de células de uma área suspeita do seu rim. A amostra é testada em um laboratório para procurar sinais de câncer.
Dependendo do estágio e localização do câncer, a cirurgia pode ser feita para remover o câncer, juntamente com alguns dos tecidos renais circundantes (conhecida como nefrectomia parcial), ou todo o rim (conhecido como nefrectomia radical).
A Nefrectomia laparoscópica e nefrectomia laparoscópica assistida por robô são as abordagens mais recentes desta operação e são feitas por meio de várias pequenas incisões, em vez de uma grande. Se uma nefrectomia radical é necessária, muitos médicos e pacientes agora preferem essas abordagens quando elas podem ser usadas.