O câncer de próstata é o câncer que ocorre na próstata de um homem, uma pequena glândula em forma de noz que produz o fluido seminal que nutre e transporta o esperma. O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns de câncer em homens. O câncer de próstata geralmente cresce lentamente e inicialmente permanece confinado à próstata, onde não pode causar sérios danos. Enquanto alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente e podem precisar de tratamento mínimo ou nenhum tratamento, outros tipos são agressivos e podem se espalhar rapidamente.
Se o câncer de próstata é detectado precocemente, quando ainda está confinado à próstata, tem uma chance maior de sucesso no tratamento.
O câncer de próstata pode não causar sinais ou sintomas em seus estágios iniciais. No câncer de próstata mais avançado pode causar sinais e sintomas como:
A cirurgia é uma escolha comum para tentar curar o câncer de próstata, se não se tivermos sinais que a doença estiver localizada na próstata. Outras formas de tratamento são a radioterapia e braquiterapia.
O principal tipo de cirurgia para câncer de próstata é uma prostatectomia radical. Nesta operação, o cirurgião remove toda a próstata e alguns dos tecidos ao redor, incluindo as vesículas seminais. Uma prostatectomia radical pode ser feita de diferentes maneiras (cirurgia aberta, laparoscópica e robótica).
A prostatectomia robótica tem vantagens sobre a abordagem aberta em termos de menos dor, perda de sangue e tempo de recuperação. Mas em termos dos efeitos colaterais que os homens estão mais preocupados, como problemas urinários ou de ereção (descritos abaixo), não parece haver uma diferença entre a prostatectomia robótica e outras abordagens. Para o cirurgião, o sistema robótico pode fornecer mais maior facilidade de movimentos e mais precisão ao mover os instrumentos do que a laparoscopia padrão. Ainda assim, o fator mais importante no sucesso de qualquer tipo de cirurgia aberta ou laparoscópica é a experiência e habilidade do cirurgião.